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Magnésio pode Ajudar a Combater a Obesidade e Promover a Perda de Peso

A frase “excesso de peso e desnutridos” tornou-se uma verdade popular, e a deficiência de magnésio em indivíduos com excesso de peso é um exemplo notável. Não é coincidência que a deficiência de magnésio e a obesidade sejam condições generalizadas em nossa sociedade. Então, enquanto lutamos contra a obesidade, devemos nos lembrar de incluir o magnésio como parte de nosso armamento. É um nutriente vital na busca de um peso saudável, por vários motivos:

Nutrientes e Energia

O corpo requer magnésio para absorver e utilizar nutrientes. Sem isso, o corpo não pode usar adequadamente as gorduras, proteínas e carboidratos que comemos todos os dias. Quando não estamos obtendo o que precisamos de nossa dieta, o corpo anseia por mais comida em um esforço para obter esses nutrientes vitais. Ao ativar centenas de enzimas no corpo, o magnésio ajuda a obter o máximo do que você come, para que seu corpo possa ficar satisfeito com a quantidade de alimento que você realmente precisa.

Obter os nutrientes adequados da sua comida também é uma parte importante de se sentir energizado. Precisamos de magnésio para nos ajudar a utilizar esses nutrientes vitais que nos fornecem energia. Caso contrário, somos atormentados por fadiga e lentidão.

Insulina e Açúcar no Sangue

Vários estudos recentes mostraram que quanto menor a ingestão natural de magnésio por uma pessoa, maior o risco de desenvolver diabetes. Condições como resistência à insulina e diabetes estão fortemente associadas à obesidade, portanto, controlar os níveis de açúcar no sangue é um fator-chave para manter um peso saudável. Quando há quantidade suficiente de magnésio no corpo, a insulina pode funcionar adequadamente e a glicose no sangue é usada como energia. A deficiência de magnésio faz com que a insulina funcione mal, resultando em alto nível de açúcar no sangue e armazenamento de gordura.

Estresse

O controle do estresse é uma das chaves mais importantes no combate à obesidadee o magnésio é um nutriente vital para reduzir o estresse. Isso ocorre porque o magnésio suporta glândulas supra-renais saudáveis. Estas são as glândulas que controlam a liberação de adrenalina e cortisol, dois hormônios relacionados à resposta ao estresse. Embora esses hormônios sejam vitais para a vida, muitos deles podem causar ganho de peso e outros problemas de saúde. O magnésio ajuda a regular esses hormônios para que eles não sejam superproduzidos.

O magnésio também regula a resposta do sistema nervoso. Quando temos uma deficiência de magnésio, nosso sistema nervoso é superestimulado, levando à irritação, nervosismo e estresse. Um problema similar ocorre em nossos músculos quando não há magnésio suficiente. Pessoas com deficiências de magnésio freqüentemente experimentam frequentes cãibras musculares, espasmos e contrações. Esses sintomas geralmente desaparecem quando o magnésio adequado está disponível. Quando há abundância de magnésio, a mente e o corpo finalmente conseguem relaxar e reverter os efeitos do estresse.

Como aumentar a sua ingestão de magnésio

Food – A maneira mais eficaz de aumentar a sua ingestão de magnésio é através de alimentos. Magnésio de fontes alimentares é mais facilmente absorvido e utilizado em comparação com o magnésio na forma de suplemento. Alimentos ricos em magnésio incluem amêndoas, castanhas do Brasil, levedo de cerveja, trigo sarraceno, castanha de caju, amendoim, amendoim, sementes de abóbora e grãos integrais. Lixo alimentos, como açúcar refinado e alimentos processados, drenam o corpo de magnésio e devem ser evitados.

Suplementos – Além de comer uma dieta saudável rica em magnésio, muitas pessoas acham útil complementar com magnésio adicional. Citrato de magnésio é uma das formas mais comuns usadas porque é amplamente disponível e fácil de absorver. O magnésio em pó é melhor, mas as cápsulas também são aceitáveis.

Dosagem varia de 300-900 mg por dia, dependendo de suas necessidades e fatores de estilo de vida (por exemplo, exercitadores pesados precisam de mais magnésio por causa dos minerais perdidos durante a atividade física). É melhor começar pequeno e usar doses divididas, como 150 mg duas vezes por dia. Aumentar gradualmente conforme necessário. Fezes soltas pode ser um sinal de que você está usando muito magnésio suplementar ou que você deve dividir as doses ainda mais.

Como uma nota lateral, o cálcio é muitas vezes tomado com magnésio na proporção de 2: 1. Muitos especialistas em magnésio dizem que uma proporção mais próxima de 1: 1 é mais ideal, especialmente se você é deficiente em magnésio.

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